Não espere que chuva volte em força para pensar nos cuidados que deveria ter com o seu carro. Em alturas em que a meteorologia não ajuda, a sua atenção deverá estar focada apenas na condução, e nos cuidados redobrados ao volante, que são necessários. O inverno exige alguns tipos de cuidados, específicos desta altura do ano, e algumas condicionantes no seu automóvel.
Vamos, então, sugerir-lhe algumas dicas essenciais que deverá verificar se estão em dia com o seu carro:
1. Estado dos pneus
O único componente do seu carro que está em contacto com a estrada são os pneus, desta forma é fundamental que estejam em bom estado e preparados para diferentes variações, tanto de velocidade como de vias. Verifique a pressão correta para que o pneu tenha uma perfeita aderência, tanto para a sua segurança como até para a poupança de combustível e longevidade do mesmo. Os valores indicados pelo fabricante dos veículos estão na porta do condutor ou na tampa do depósito do combustível. Para além da pressão, verifique rasgões e bolhas.
2. Travões
Com a chuva, o piso fica escorregadio e aumenta o perigo das travagens mais perigosas. Por isso, é muito importante que o conjunto de pastilhas e discos estejam em perfeitas condições de funcionamento e boa capacidade para enfrentar qualquer imprevisto. O ideal será verificar estes dispositivos regularmente para ir percebendo o seu nível de desgaste.
3. Escovas pára-brisas
Na mudança de estação do verão para inverno é preciso mudar as escovas pára-brisas, pois no verão, com o calor, a borracha das escovas fica seca e, depois, com a chuva desgastam-se. Desta forma, deixam de ser eficientes, reduzindo a visibilidade. Se não tivermos uma correta visão da estrada, podemos colocar em risco a segurança. O inverno exige que as escovas do seu carro estejam na sua melhor capacidade de limpeza.
4. Estado da bateria
Caso a sua bateria tenha mais de 5 anos deve pensar em substituí-la, em especial antes do inverno. A bateria do carro tem maior dificuldade em trabalhar sob climas mais frios, as reações químicas da mesma são influenciadas pela temperatura e, durante o inverno, a energia disponível já não é tanta. Para não ficar sem carro e sem ar condicionado, num dia frio de inverno, verifique se a sua bateria está em perfeitas condições.
5. Líquido anti-congelante
É muito importante que o sistema de refrigeração do seu automóvel não seja alimentado por água, mas sim por um líquido anti-congelante nos níveis recomendados. Se utilizar água, e caso o seu carro esteja exposto a temperaturas negativas, corre o risco de congelar, não arrefecendo o motor nos momentos iniciais, podendo provocar danos bastante sérios no seu carro.
Gostou das nossas Dicas? Também precisa de Dicas para Seguros?
Fale com a nossa Área de Cliente April Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.
A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 está disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt
Estamos inteiramente ao seu dispor.