Os portugueses estão cada vez mais conscientes do risco ecológico associado ao desperdício de água, mas ainda têm enraizados hábitos que pouco fazem para evitar esse desperdício. As formas mais comuns de desperdício de água são: a torneira mal fechada, banhos demasiados longos, mangueira ligada sem uso, etc.
A água é cada vez mais escassa no planeta. Segundo a Deco Proteste, a água que se perdeu, em 2020, ao longo das condutas, daria para abastecer mais de um milhão de famílias. Tratam-se de 174 milhões de metros cúbicos de água tratada e pronta a beber. Um desperdício ambiental e económico para o País.
1. Feche a torneira enquanto não está a utilizar a água
Fechar a torneira enquanto se está a lavar os dentes ou o cabelo, por exemplo, é algo que nos ensinaram desde sempre. Lavar os dentes, com água sempre a correr, gasta cerca de 14 litros de água ao fim de 1 ano. A verdade é que este pequeno gesto, aplicado diariamente, ao final do mês pode significar uma poupança muito significativa na sua fatura mensal. Fechar a torneira durante a rotina de higiene pode fazer toda a diferença no final do mês.
2. Aproveite a água do chuveiro
Enquanto espera que aqueça, armazene aqueles bons litros de água que de outra maneira seriam deitados a perder. Pode depois reutilizá-la para o autoclismo, para regar as plantas de casa, ou até para lavar pequenas peças de roupa à mão. Pode também armazenar num recipiente próprio e pode colocar na cozinha para utilização diária.
3. Tenha atenção às máquinas
Na cozinha, o que mais consome água são as máquinas, seja a de lavar loiça ou a de lavar roupa. Nesse sentido, procure colocar as máquinas a trabalhar apenas quando estas tiverem a carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco. Em média, o consumo com o programa eco face ao programa principal (auto, normal ou universal), poupa cerca de 25% em eletricidade e cerca de 20% em água. Limpe os filtros com regularidade para manter a eficiência da lavagem.
4. Não tenha água a pingar
Ter canos ou torneiras a pingar é uma das principais fontes de desperdício de água. Um pingo pode parecer mínimo, mas uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10 mil litros de água por ano.
5. Use corretamente a água para os alimentos
Quando vai cozer ovos, por exemplo, não precisa de encher a panela de água. Basta que coloque a quantidade suficiente para cobrir os alimentos. Caso contrário, além de água, também vai gastar mais gás ou eletricidade enquanto espera que esta ferva. Ao cozer em água legumes e verduras, ocorre sempre a perda de boa parte de vitaminas e nutrientes. Por isso, pode e deve ser aproveitada para fazer sopas ou caldos para outros cozinhados. Esta água pode também servir para a rega de plantas, enriquecendo-as com vitaminas e sais minerais.
Gostou das nossas Dicas? Também precisa de Dicas para Seguros?
Fale com a nossa Área de Cliente April Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.
A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 está disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt
Estamos inteiramente ao seu dispor.