PESQUISAR
Massagens saúde

Como podem as massagens ajudar a sua saúde?

A ideia de fazer massagens está habitualmente ligada a circuitos de bem-estar e é mais associada ao segmento de luxo. No entanto, este conceito foi há muito ultrapassado uma vez que hoje sabemos que as massagens podem ter um forte contributo para a manutenção da saúde, atuando não só ao nível da prevenção, como no alívio de certas patologias.

Uma história do toque

Massajar um segmento corporal representa a primeira resposta instintiva à agressão e está, desde a antiguidade, relacionado com terapia e cura. A massagem é uma das formas mais antigas de tratamento das doenças humanas e tem como objetivo produzir efeitos terapêuticos nos tecidos nervosos, musculares, sistema respiratório do organismo, bem como na circulação geral e local, tendo em conta sangue e linfa.

Não há certezas quanto à origem da palavra, se será árabe ou grega. O termo concreto massagem só surge no ano de 1812, no francês, mas os registos mais antigos, de 15000 a.C., como pinturas rupestres (encontradas em território chinês), mostram que as formas de cura pela massagem já eram usadas antes do desenvolvimento das civilizações conhecidas. Segundo alguns autores, acredita-se que o desenvolvimento do contacto direto como instrumento de cura parte do instinto primitivo – existente nos humanos e nos animais – para oferecer conforto a outro ser mais vulnerável.

Ao longo da História a prática da massagem, mesmo não referida como tal, esteve sempre presente no contexto cultural da medicina, podendo ser vista como uma componente essencial da medicina tradicional.

Combater o stress e outras doenças

Para além de muitas unidades hospitalares, centro clínicos e de fisioterapia o praticarem com regularidade para tratar condições de saúde específicas, as exigências e o stress que a população ativa enfrenta no quotidiano são razão mais do que suficiente para que faça sentido a opção de incluir massagens nos hábitos regulares de saúde – até porque o custo é cada vez mais acessível, a oferta é maior, e pode, de facto, melhorar a qualidade de vida.

Há inúmeras técnicas à disposição, desde as mais conhecidas, até às mais específicas e às advindas das chamadas terapêuticas complementares, muitas oriundas do conhecimento fixado a partir das tradições orientais milenares. É muitas vezes na articulação entre os diversos tipos de conhecimento que se consegue acrescentar valor.

Quando sofremos alguma disfunção ou quanto mais exigente é o nosso dia-a- dia, tanto profissional, como pessoal, mais sentido faz equacionarmos este tipo de terapias, nomeadamente antes de chegarmos a uma situação de doença.

No caso de patologias específicas, como doença venosa (pode ter alguns trombos/coágulos que não devem ser estimulados, por exemplo), é sempre indispensável consultar o médico e, claro, recorrer a profissionais com formação adequada, para perceber se tem alguma contraindicação ou que tipo de massagem pode fazer.

Principais benefícios das massagens:

  • Relaxa o corpo e a mente;
  • Melhora a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunitário e a tonificação muscular;
  • Estimula e equilibra o sistema digestivo;
  • Ajuda a combater a pressão arterial elevada;
  • Combate dores e contraturas musculares e vários tipos de lesões, nomeadamente desportivas;
  • Combate a dor crónica em vários tipos de doenças;
  • Potencia a respiração;
  • Favorece a drenagem linfática;
  • Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço;
  • Estimula o sistema nervoso de forma eficaz;
  • Relaxa e beneficia o sono;
  • Favorece uma sensação de bem-estar imediato;
  • Estimula os sentimentos positivos e mantém os negativos sob controlo;
  • Ajuda a combater a ansiedade e os estados depressivos;
  • Aumenta a energia e estimula o intelecto;
  • Aumenta o bem-estar e pode melhorar a imagem e a autoestima.

Há vários tipos de massagem desenvolvidas no contexto das mais diversas culturas e épocas. Do Japão é originário o shiatsu; da Índia vem a massagem ayurvédica. Também foram criados sistemas de massagem de pontos reflexos, como a reflexologia, cuja origem está associada a várias civilizações, como a egípcia, e que é aplicada nos pés, mãos ou cara. Mais ligadas à vertente estética há vários tipos de massagem, como a anticelulítica e outras. Saiba um pouco mais sobre cada uma, para poder escolher melhor.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática manual é uma técnica de terapia corporal, que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com micro-organismos e substâncias não necessárias ao corpo. É um tratamento realizado através de movimentos rítmicos e constantes de pressão manual suave, exercida ao longo do sistema linfático. Tem como objetivo descongestionar os gânglios linfáticos, estimular o fluxo da linfa e drenar os tecidos, facilitando a eliminação dos detritos celulares.

Massagem Desportiva

A massagem desportiva é indicada tanto para amadores, como para profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição. Esta massagem atua nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão, mas principalmente, ao contrário. A massagem desportiva deve ser realizada para prevenir lesões. Pode ser feita nos dias do treino ou em dias intercalados. Após a competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.

Massagem Terapêutica ou Massoterapia

A massagem terapêutica consiste num conjunto de técnicas que visam a prevenção, a reabilitação e a cura de lesões e/ou patologias dos tecidos moles, do sistema circulatório e do sistema linfático, variando entre diferentes movimentos, ritmo, velocidade e formas de pressão. O relaxamento dos tecidos moles tem em vista o alívio da dor, bem como o aumento do fluxo sanguíneo e o aumento de aporte de oxigénio às áreas massajadas, finalizando com o fortalecimento, manutenção da zona corporal abordada e recomendações que irão auxiliar nas atividades da vida diária. Pode usar também alguns utensílios, como ventosas ou bambu.

Massagem Ayurvédica

O Ayurveda é o sistema principal entre os Sistemas de Medicina na Índia. Tem sido praticado desde tempos imemoráveis. No idioma sânscrito “Ayur” significa vida e “Veda” conhecimento. A prática Ayurvédica sempre teve nas massagens um complemento importante com variadas técnicas e inúmeras aplicações. As manipulações e massagens realizadas com óleos – adaptados às características de cada pessoa – facilitam o processo de cura, pois através da pele as propriedades nutritivas e curativas do óleo são assimiladas.

Massagem Neuromuscular

A Massagem Neuromuscular utiliza técnicas específicas de massagem e alongamento, orientadas para os territórios miálgicos. Estes territórios partilham um tronco nervoso comum, correspondente à zona onde biomecanicamente existem as maiores adaptações e alterações da postura. A Massagem Neuromuscular utiliza técnicas que visam a obtenção de resultados rápidos para o alívio da dor de origem muscular, assim como para a normalização das tensões musculares.

Massagem Shiatsu

É uma técnica que combina a massagem com a pressão (através das mãos, joelhos, cotovelos, pés e até o peso do corpo do próprio terapeuta) nos pontos de acupuntura chineses, para desbloquear e estimular a energia. De uma forma geral, visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo.

Massagem Tui-Na

É uma das antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa juntamente com a acupunctura. O nome Tui Na vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: “Tui” significa empurrar e “Na” significa segurar com força. Com as diferentes partes das mãos e segundo a patologia do cliente, o terapeuta aplica múltiplas técnicas de massagem diretamente sobre os meridianos e outras partes do corpo.

Terapia Sacro Craniana

O programa de Terapia Sacro Craniana (TSC) consiste na aplicação de técnicas manipulativas suaves com incidência no sistema craniossacral, do qual fazem parte as membranas cranianas, as meninges e o líquido cefalorraquidiano, que envolvem e protegem o cérebro e a medula espinal. A TSC tem como finalidade equilibrar as disfunções e restrições do crânio e sistema craniossacral através da aplicação de técnicas manipulativas suaves que, ao agir sobre sistema nervoso central, facilitam o processo de recuperação do próprio sistema de autorregulação, permitindo que este se corrija e estimule outros sistemas, tais como: o sistema imunitário, o sistema endócrino e o sistema músculo-esquelético.

As massagens têm muitas vantagens e especificidades, dependendo dos seus objetivos e preferências. Por que não experimentar e perceber o bem que uma massagem pode fazer pelo seu bem-estar?

Como posso saber mais?

Através da nossa Área de Cliente APRIL Seguros que tem equipas especializadas que prestam um serviço de atendimento e suporte personalizado.

A linha Atendimento ao Cliente 211 164 311 disponível todos os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (custo de chamada local). Se preferir envie-nos um email: seguros@april-portugal.pt 
Estamos inteiramente ao seu dispor.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

PESQUISAR

NA APRIL HÁ SEGUROS PARA TODA A FAMÍLIA.

DICAS RECENTES

categorias

Quero ser contactado

Talvez você goste destes artigos...

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.

Quero ser Contactado.